fotolilian.jpg

QUEM SOU ?

Magistrado

Ingressei na Justiça do Trabalho como servidor em 1976. Formado pela Ufgrs em 1979, saí para advogar em 1983 a convite do notável advogado Luiz Heron Araújo. Retornei ao TRT da 4a. Região em 1987, como juiz substituto. Promovido para titular, trabalhei em Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre. Em 2006, fui promovido a Desembargador, tendo atuado na 3a., 10a. e 9a. Turma. Atualmente, Presidente da 10a Turma e integrante da SDC do TRT.

Professor

Tenho orgulho de ter sido aluno da primeira turma de especialização em direito do trabalho e direito processual do trabalho do curso promovido pela  Amatra 4, em parceria com a PUCRS, em 1987, tendo como professores, entre outros, Ronaldo Lopes Leal, Gelson Azevedo, Paulo Rocha, Cesar Dias. Minha primeira pesquisa acadêmica foi apresentada, depois de dois anos de estudo,  na Universidade Pompeu Fabra (Barcelona), sobre o tema "Trabalho a tempo parcial". Posteriormente, realizei especialização em Direitos Humanos e Interculturalidade em curso promovido pela Anamatra/Unibrasil, tendo apresentado trabalho a respeito da efetividade das normas constitucionais. Mestre em Direitos Humanos pela Unirittter com dissertação sobre Reabilitação Profissional. Doutor em Ciências Políticas e Jurídicas pela Universidade Pablo de Olavide (Sevilha), com tese a respeito do direito de greve. Atualmente, sou professor da Femargs e da Escola Trabalho e Pensamento Crítico. Pesquisador do IPEATRA.

Cidadão

Impostos, taxas e contribuições

Participei sempre intensamente da vida cidadã, a começar pelo movimento estudantil, tendo sido Secretário-Geral da Grêmio Estudantil Cândido de Godói e Presidente do Centro Acadêmico André da Rocha, da reconstrução da União Estadual dos Estudantes e da União Nacional dos Estudantes. Ainda fui ativo participante do Comitê Brasileiro ela Anistia/RS e pelo Comitê de Solidariedade dos Povos da Latino-América. Integrante do Movimento Gaúcho pela Constituinte, liderado por Olga Araújo. Fui Secretário-Geral da Federação Gaúcha dos Servidores Públicos Federais e contribui, através da Intersindical, para a organização do Encontro Estadual dos Trabalhadores Gaúchos. Participei, como delegado,  da histórica 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat) em Praia Grande, em 1981.  Como advogado, integrei a primeira diretoria do reorganizado Sindicato dos Advogados do Rio Grande do Sul. Membro, à época, do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul e diretor da Agetra. Como magistrado, foi Secretário-Geral da Associação dos Magistrados do Trabalho da 4a. Região (Amatra).Integrou o núcleo gaúcho da Associação Latino-Americana de Juristas. Atualmente sou membro da Associação os Juízes para a Democracia, da Associação Latino-Americana de Juristas, da Associação Brasileira dos Juristas para a Democracia e do Instituto para Acesso à Justiça.

Brasileiro, gaúcho e gremista

Levo comigo as lembranças de tantos amigos e companheiros da cidades onde trabalhei e morei (Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas e Barcelona). minhas paixões futebolísticas (Grêmio, Brasil de Pelotas e Barcelona FC),  ligadas a tantos amigos que comigo compartilharam tantas tardes de domingo. Apaixonado pela música e pelo samba, minhas escolas de samba são a Imperatriz Dona Leopoldina e a Mangueira. Não nego minha origem gaúcha e minha descendência alemã, tendo me associado ao Grêmio Clube Naútico Gaúcho e a Clube Quinze de Julho.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now